Cenário do mercado de trabalho no Brasil

O mercado de trabalho é um assunto que interessa a todos: tanto para quem está se preparando para conhece-lo quanto para quem já faz parte dele, mas pretende buscar por novas oportunidades.

E não é para menos, tendo em vista todas as grandes mudanças pelas quais o mercado de brasileiro vem passando, especialmente de uns anos para cá. Portanto, se você deseja saber mais sobre esse assunto, veio ao lugar certo. No post de hoje nós falaremos um pouco mais sobre alguns dados que você precisa saber sobre o mercado de trabalho atual. Boa leitura.

Cenário do mercado de trabalho atual no Brasil

Não é segredo para ninguém que a economia brasileira não anda em seus melhores dias. Com isso, é claro que o mercado de trabalho também sofre. Em meio ao recesso econômico dos últimos anos, o Brasil conta hoje com cerca de 14 milhões de pessoas desempregadas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística).

Desse total, pelo menos 1/3 das pessoas desempregadas correspondem à faixa etária entre 18 e 24 anos. Ou seja, pelo menos 1/3 dos jovens brasileiros - que normalmente estão saindo da universidade com essa idade – estão vivendo sem emprego. Dado esse que se mostra bastante assustador.

Diferentes atividades econômicas e a situação do mercado de trabalho no Brasil

Para entender melhor sobre a atual situação do mercado de trabalho no Brasil, é preciso identificar quais são as áreas que mais contam com empregados e desempregados dentre as diferentes atividades econômicas do país. E é sobre isso que falaremos a seguir.

Embora seja um dos grandes motores da economia brasileiro, a agricultura tem se mostrado como uma das atividades econômicas com menos taxas de empregabilidades do Brasil. E, diferente do que se pensa, isso não se dá por conta do recente recesso econômico pelo qual o país está passando, mas sim com a substituição do trabalho manual por dispositivos tecnológicos.

Já no que diz respeito à atividade econômica que possui mais desempregados no Brasil atualmente, é preciso mencionar que a indústria é que a se mantém na frente em disparada. E são várias as razões para que isso venha acontecendo, sendo que a principal delas é a taxa de câmbio. Com tantos anos do real nas alturas, os produtos nacionais acabaram encarecendo, ao passo que os importados ficavam mais baratos. Somente a partir da desvalorização do real quando comparado ao dólar, é que esse mercado está conseguindo recuperar o fôlego.

Por outro lado, também temos as atividades econômicas que têm mostrado excelentes resultados no que diz respeito à empregabilidade. A construção civil, por exemplo, é uma delas. Bem como o setor de transporte, armazenagem, comércio, alimentação e alojamento.

Ao passo que os mercados de serviços domésticos e administração pública vêm se mostrando com excelentes taxas de empregabilidade, já que estão entre os mais promissores no mercado de trabalho brasileiro. E não poderíamos deixar de falar sobre as formas de trabalho independentes, não é mesmo?

Você trabalha com Gig Economy? Então conheça nosso site e conheça tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Receive our e-mails